domingo, janeiro 05, 2014

[O Homem da Maratona] RUMO AO TRAIL, SEMANA Nº 10: A PROFECIA DA AUTO REALIZAÇÃO


Posted By Zen to O Homem da Maratona at 1/22/2007 01:30:00 AM





Continuando a publicar o meu anterior blogue, "O Homem da Maratona", estamos agora em Janeiro de 2007


A "Profecia da Auto-realização" é uma teoria da Psicologia Social que pretende explicar como algumas pessoas ou grupos tendem a comportar-se de acordo com aquilo que julgam ser as expectativas que os outros têm acerca delas ( por intermédio das atitudes). Esta teoria aplica-se muitas vezes para tentar perceber a tendência comum para os comportamentos de alguns grupos sociais ( étnicos, profissionais, outros ou ainda circunscritos a áreas geográficas localizadas), comportamentos aditivos, comportamentos típicos de género, etc, etc.
A sociedade de uma forma geral "representa" os membros do meu grupo profissional como uns tipos "feios, porcos e maus". A "cultura" organizacional também não ajuda muito acabar com esta estereotipia, facilmente observada nas atitudes dos seus responsáveis e a malta agradece pois é mais fácil ser aquilo que os outros julgam que somos do que ser aquilo que nós julgamos ( e devemos) ser. Evita-se assim desta forma muitas incongruências e anomias e os sintomas "patológicos" de se "ser diferente da maioria". Por exemplo quando esperam que a malta diga uns "palavrões" , anormal é ser educado, quando esperam que um tipo seja imberbe, anormal é ser responsável, quando esperam que um gajo seja estúpido, anormal é ser inteligente e dizer umas palavritas cheias de prosa ( o gajo ou é comunista, ou é drogado ou então está armado aos cucos).
Toda esta lenga lenga vem a propósito da atitude que os "feios porcos e maus" tem também com a comida e a bebida. São uns "lambões e uns bebedolas", dizem, e é verdade! Faço parte deste quadro do Ettore Scola e como sou um "personagem" do grupo não quero ficar de fora do "filme" ( nãfosse ser considerado uma ave rara da espécie) e assim cumpro as profecias que dos meus sempre esperam ( quem sai aos seus não degenera).
Esta semana que passou foi para mim uma semana "profética" com os meus camaradas ( parecíamos a tribo que atravessou o deserto do Canãa, tal era a sede de cerveja e o desespero em encontrarmos um Santo que ajudasse a dividir as contas das nossas necessidades gulosas por petiscos). Como resultado não emagreci o suficiente para correr uma maratona sem que pareça ter um saco de batatas de 50kg em cada perna . Embora tenha perdido quase três quilos depois do Natal ( de 88,5 para 85.5Kg correspondentes a 1.83cm de altura) não é um peso aceitável para quem quer correr uma distância longa. A única coisa que me safou foi o facto de ter feito quatro treinos acima das três horas que me levou a derreter algumas "adiposidades". Pudera, com doses destas não é anormal perder peso, mesmo que tivesse almoçado todos os dias no Macdonnals, normal seria perder mais peso do que aquele que perdi.
Feitas as contas a semana foi improdutiva a todos os níveis. Não consegui acabar os trabalhos que tenho pendentes, não treinei como deve ser, a nãser este Domingo em que corri 25km para 2h30m e não consegui contrariar a "profecia da auto-realização" ( afinal sou um tipo solidário e metafísico). Mas, isto tem de mudar de alguma forma, a minha ida aos Caminhos de Santiago exige mais pragmatismo e acção, senão será preferível ficar por cá e fazer aquela patuscada há muito combinada com os "feios porcos e maus", isto sem antes de provarmos o vinho do Zé, comermos o presunto da terra do Manel e darmos uma carga de porrada ao "Chico Zarolho", prometida desde o tempo em que ele era o "Chico dois olhos" e levou a nossa primeira "trepa" e ainda fazer aquele concurso para ver quem consegue desenhar um Picaso numa parede durante o alívio da bexiga há muito combinado, entre outras coisas maravilhosas que só os feios porcos e maus sabem fazer, algumas das quais estão em segredo de justiça, mas mais ainda dos justiceiros.
É claro que estou a ser um exagerado... ( se levassem isto a sério estava feito)
Semana de ida a Badajoz para comprar uns "caramelitos" e correr a Maratona de Badajoz.
"Arriba, arriba"

SEG - Descanso
Ter - 100mts natação, 50m corrida
Qua - Desc.
Qui - Idem
Sex - aspas, aspas
Sáb - aspas, das aspas, das aspas
Dom - 25Km 2hrs30m

Sem comentários:

À VOLTA DO SANTIS ( PARTE I)

Como o planeado saí de Konstanz para passar uns dias com um amigo nos arredores do cantão suiço de Sankt Gallen. Não tinha...