segunda-feira, janeiro 06, 2014

ANO NOVO VIDA NOVA

Lá ando eu com falta de inspiração para escrever aqui no "Trilhos". Devo esgotá-la toda ali para os lados do Facebook e depois, claro está, não produzo nada de interesse aqui para estes lados, também estou a ficar submetido "às lógicas sociais das interacções" do momento. Por falar em "interesses" ou "lógicas", suspeito que os blogues estão a perder caminho para os "facebookes" para "Intagrams" e & , a primazia da imagem, do instantâneo, do reduzido, do "simples", daquilo que se lê rápido, sem muita necessidade de "mastigação", dos conteúdos que podemos consumir "logo ali", vistos por todos, comentados, gostados, partilhados numa "comunidade fraterna de interesses", ganham definitivamente terreno. Lembro-me dos "forúns na internet" onde durante anos fui assíduo leitor e escriba, motivado talvez pela procura da mesma "comunidade de interesses" mas onde pequenas diferenças faziam a diferença entre estes e o actual FB. Uma delas era o não haver "likes" ( que subentenda-se revela muito pouco ou coisa nenhuma), outra e para mim a mais importante, era que os assuntos fugiam na sua maioria do "individual", procurando-se falar de assuntos de interesse geral. Além disso toda a gente "tomava uma posição", arriscando fazer um cometário com mais de dez palavras, mesmo que nove tivessem erros de gramática ou lexicais ( os corretores ortográficos eram ferramentas praticamente desconhecidas para a maioria). Na actualidade os fóruns praticamente desapareceram, morreram às mãos de uma certa evolução no mundo das "redes sociais", mas também nos padrões de interacção humana.
Outro exemplo que parece anunciar uma outra morte é a destes espaços onde ainda escrevo e espero escrever por mais uns anos, os blogues. Isto não é nenhuma conclusão, é apenas uma observação ( talvez mais uma problematização) que faço a partir das mensagens que publiquei no meu anterior blogue " O Homem da Maratona": raras vezes tinha menos de dez comentários por mensagem! Os "comentadores" iam desde bloggers conhecidos, os tais ligados à "comunidade fraterna de interesses", até anónimos e, não raras vezes, pessoas de outros países, uma delas cheguei a conhece-la pessoalmente, o simpático belga Dominique Diricq. Actualmente, tenho nas estatísticas cerca de 60 leitores por mensagem, mas raros comentários, o que me leva a supor que o que publico deixou de ter interesse ou as pessoas já não querem perder muito tempo a dar uma palavrinha, consome-se e ala que há muito para consumir neste maravilhoso mundo de virtualidades ( e poucas virtudes). Até os meus visitantes estrangeiros ( caramba como me intrigam, pois espero sempre que sejam velhos(as) amigos(as) e que me mandem saudades em beijos e abraços ou ainda em possíveis (re)encontros), se tornaram recentemente mudos e sem rosto.
Mas isto que acabei de escrever não é suficiente para me tirar o sono, nem para matar este blogue outra vez ( acho que já lhe esgotei as sete vidas), embora tal como disse, continuo a privilegiar velhos modos de interagir: nada como uma boa conversa em voz e de olhos nos olhos! O que me tira por vezes o sono é gastar todas as energias e parecer-me que o barco que venho remando ao longo da vida não consegue vencer a corrente contrária. Caramba, vou remar ainda com mais força, ano novo vida nova!
Quanto aos treinos, depois de uma paragem por causa de mais trabalho, festas ( ainda bem que se foram, por minha vontade saltava esta época do ano) e sobretudo doença, com mais de dez dias de "molho", regressei na sexta feira dia 3 de Janeiro com o treino convívio dos "piratas" em Almada ( fotos em baixo de um autor que desconheço e espero que não me processe por as publicar aqui) e hoje com duas horas num Monsanto enlameado mas a cheirar maravilhosamente. Já é um bom principio para sobreviver no final do mês aos "Trilhos dos Abutres", até porque será difícil perder nas próximas três semanas o que ganhei nas três semanas anteriores, ou seja quatro quilos de tecido adiposo ( que me tinham levado mais de três meses a perder). Apesar de tudo estou focado ou com costumo dizer, "com as sinapses todas ligadas"! :-)
Abraços

Fotos do treino pirata de Almada ( autor desconhecido mas a quem agradeço a publicação)





Sem comentários:

À VOLTA DO SANTIS ( PARTE I)

Como o planeado saí de Konstanz para passar uns dias com um amigo nos arredores do cantão suiço de Sankt Gallen. Não tinha...