sexta-feira, outubro 07, 2011

TRAVESSIA DA BAÍA DE SESIMBRA


E lá fui eu mais uma vez atravessar a Baía de Sesimbra a nado, prova que funciona como rentrée para os meus tímidos treinos de piscina todos os anos. Perdi a conta às vezes que já fiz esta travessia, mas recordo-me de algumas circunstâncias "insólitas", como fazê-la com nevoeiro cerrado, chuva, frio de rachar, água gelada e muita malta a sair dela a "tremelicar", boa companhia, entre outras "particularidades" que ficam na memória melhor que a contagem das vezes que ali estive. O prazer é sempre o mesmo e a certeza fica, "para o ano estarei cá outra vez"! No ano passado isso não foi possível, mas este foi-o e ainda por cima coincidiu com um bonito dia de verão tardio português, que muito agrada a quem tem tempo e dinheiro para fazer praia, comer umas belas sardinhadas e dormir a sesta ( sim porque aqui nesta jardim à beira mar maltratado começa a ser para muitos uma "preciosidade").
Muitos atletas na partida, a maioria malta da natação de competição e uns quantos "cromos" como eu pouco fit(s), muito pelo na peitaça ( e branco) e pouca vaselina para "deslizar" na água, no meu caso nenhuma que aquilo só polui a água. A minha habitual "técnica da força" e o estilo misto, costas de remada simultânea e crawl, foi mais uma vez suficiente para transpor os 1500mts ( mais coisa menos coisa) com a alegria de me ver momentaneamente peixe. O tempo a rondar os 38m ( 38.08) no relógio da chegada, 37m no meu, ligado só quando entrei na água no fim do "pelotão" evitando assim os pontapés dos quase 400 que entraram à minha frente.
Curiosidade: não entrava numa prova desportiva desde AGO2010 (UTMB), o que mesmo sem treinar não deixa de ser um excelente indicador de saúde e de que alguma coisa está a mudar, para melhor claro!
De resto, desejo uma boa época desportiva, e não só, a todos os que por aqui vêm espreitar o Trilhos. Abraços.

PS - A crónica de 2009
http://trilhosmiticos.blogspot.com/2009/10/travessia-da-baia-de-sesimbra-2009.html

1 comentário:

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Sempre quis fazer essa travessia, mas... nunca me atrevi! Na única vez em que ingenuamente achava que estaria preparada e estava inscrita! (há mais de 10 anos, quando a forma era melhor e treinava corrida e natação de forma regular) fiquei seriamente doente na véspera com forte infecção e não pude mesmo ir. Depois, ou calhava em períodos que não treinava natação, ou não houve motivação para treinar, ou simplesmente tinha medo de ser o "cromo" dos cromos, e ficar para ali a nadar vergonhosamente durante horas depois de todos terem acabado...

Agora, ando de novo na Natação, mas sei que piscina é uma coisa, e o Mar... é outra bem diferente, e tenho bem mais consciência que não tenho braçadas para aquilo, mas que gostava, ai isso gostava...

Um beijinho Zé e bom fim de semana

À VOLTA DO SANTIS ( PARTE I)

Como o planeado saí de Konstanz para passar uns dias com um amigo nos arredores do cantão suiço de Sankt Gallen. Não tinha...