sábado, maio 09, 2009

BORA LÁ AO EXTREME CHALLENGE





Estas últimas duas semanas foram de treino intenso. Tento desta forma recuperar algum atraso na preparação para a derradeira etapa da Taça de Portugal de Corridas de Aventura, também eleita Campeonato Nacional de Corridas de Aventura 2009, o 2º organizado pela FPO. O "Extreme Challenge" ( nome dado a esta prova) decorrerá no belo cenário da Serra do Gerês em ambos os lados, o português e o espanhol ( Xurés). Espera-se portanto um desafio duro entre os 150Km ( aventura) e os 200km (elite) divididos por mais de 36hrs de prova com um considerável desnível acumulado e condições atmosféricas imprevisíveis, próprias das serras a norte. A propósito disto está gravado na minha memória ( e em alguns dos companheiros de aventura ainda no corpo) os -14º sentidos há dois anos "ali ao lado" na Serra do Larouco também numa prova do género ( Montalegre). Não será de esperar em Junho um temperatura tão "extreme", no entanto muito calor ou frio são sempre aspectos a ter em conta e que em muito influenciam o desempenho físico dos aventureiros. As modalidades, ainda não exactamente definidas, vão desde as maioritárias ori-pedestre e ori-BTT, às de canoagem ( sempre a ter em conta e muitas vezes decisivas),natação, cordas, tiro com arco e ainda jogos de estratégia e em equipa, entre outras a anunciar pela organização em breve. Espera-se assim um fim-de-semana em grande, com as melhores equipas ( as habituais e outras que se "fortalecem" propositadamente para disputar o título de campeão nacional) aqui do "burgo" e do país vizinho ( os espanhóis ali costumam aparecer em força e com as suas equipas nacionais de topo que são-no igualmente no plano internacional).
Mas falava da minha preparação para referir que depois de uma semana de 180km de BTT, 9hrs de pedetesre e algumas sessões de natação, nesta ressenti-me muscularmente e não treinei 2 dias ( e num só fiz natação). Efeitos do atraso que referi e da adaptação ao aumento do volume de treino. Para a semana espero voltar com mais quantidade e qualidade.

Foto: António, Ângela e eu - CAB/Elite na última prova realizada em Sesimbra. A fotograia refere-se à 2º etapa do 2º dia na qual se fez a travessia da Lagoa de Albufeira a nado ( com todo o material da etapa)valendo 2cps

2 comentários:

Fernando Andrade. disse...

Força aí, amigo Zen.
A preparação para esse desafio é
coisa séria.
Aproveito para felicitá-lo pelo facto de os "Trilhos Míticos" terem sido objecto de uma merecida referência na Revista Atletismo deste mês, bem como a entrevista publicada sobre "experiên cias enquanto corre". Gostei muito de ler.
Grande abraço.
FA

Zen disse...

Caro amigo

Obrigado!

Por vezes desiludido com a vida e com as oportunidades que ela não me reservou, digo: "bolas, não tenho sorte nenhuma!".
Mais tarde, "tropeçando" na significância das palavras e gestos daqueles que me rodeam,percebo que a tal "sorte" tão procurada é insignificante perante esta tamanha fortuna já realizada.

Forte abraço.

À VOLTA DO SANTIS ( PARTE I)

Como o planeado saí de Konstanz para passar uns dias com um amigo nos arredores do cantão suiço de Sankt Gallen. Não tinha...