sexta-feira, junho 06, 2008

O PROGRAMA DOS PRÓXIMOS DIAS...




Em 1996 recebi o "baptismo" no triatlo precisamente no ainda denominado "Triatlo do Ambiente", naquele tempo realizado na praia de Paço de Arcos, agora mais à frente na da Torre. Depois deste inesquecível momento da minha vida, segui-se uma fase mais "triatlética", em que a paixão por este desporto culminou com a minha participação no Ironman de Ibiza em 2001 também designado "Campeonato Ibérico de Distância Longa". Após esta data fui reduzindo a frequência às provas de triatlo transformando a anterior paixão numa actual ternura pela modalidade e por isso não deixo de tentar pelo menos uma vez por ano estar presente numa competição de triatlo, sobretudo na prova na qual me estreei há 12 anos atrás.

Os motivos para não estar tão atraído pela modalidade são vários e vão desde o calendário competitivo actual pouco diversificado em provas sobretudo as que vão além dos rápidos "super-sprints" e "spints", o que considero ser o fim da época do "triatlo romântico", ou seja, o fim do fantástico espírito de amizade e convívio que o caracterizavam há uns anitos atrás ( devo ser eu que com a idade estou a ficar mais nostálgico)e a minha nova ( em alguns casos renovada) atracção por outras modalidades, nomeadamente o BTT, a orientação, as Corridas de Aventura o Trail, isto já para não falar em outras coisas mais "platónicas" ( ah se ainda fosse a tempo de ser o surfista prateado! Ainda assim estou a aprender a patinar, para ser um "inlinner").
Dois dias depois das braçadas, pedaladas e passadas ( 750mts+20Km+5km), estarei ali para os lados de Sesimbra - Espichel a fazer um raid de orientação pedestre e BTT com a extensão aproximada de 90km ( 27km + 57km) com mapa militar de 1:25000. Fim-de-semana prolongado em cheio já se vê e um excelente treino para o Campeonato Nacional das CA lá para o meio do mês que vem!

http://www.federacao-triatlo.com/

http://oriazoia.no.sapo.pt/

1 comentário:

Fernando Andrade. disse...

De facto, tenho saudades do triatlo.Do tempo em que, numa época, corria o País inteiro, de Fafe a Portimão. Carrinha carregada de bicicletas, compactamente arrumadas para caberem todas, entremeadas com cobertores velhos e sujos do óleo das correntes, lá ia o pessoal dos Papa Léguas da Assafora, cumprindo o calendário da Federação.
A minha natação era um "espectáculo". Enquanto todos nadavam kroll eu nadava bruços (tirava mais rendimento e cansava-me muito menos) e lá me ia aguentando entre os últimos.Aquela meia dúzia era certinha : eu, o Ramos, o Branco, o Vieira, o Renato, o Lapa. Fazíamos a nossa competiçaõzita entre nós e o resto era "outra gente".
Depois vinha a bicicleta: a minha, comparada com os outros "aviões" era de meter pena, mas era o que havia. Na corrida, a minha modalidade "de origem" é que estava mais à vontade e aquilo que me dava mais gozo era passar por um ou outro que me tinha deixado a milhas na natação.
Só que, com o orçamento a complicar-se, começou a ser difícil aguentar o balanço e regressei, então, à corrida.
Há 4 anos que não nado nem ando de bicicleta. Senão ainda ia tentar Peniche, que gosto bastante.
Um dia destes tenho de ver como é que está a fatiota da Orca que, num acto tresloucado, um dia comprei ao Freire.
Grande abraço, amigo Zen.
FA

À VOLTA DO SANTIS ( PARTE I)

Como o planeado saí de Konstanz para passar uns dias com um amigo nos arredores do cantão suiço de Sankt Gallen. Não tinha...